RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


“Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo dividido equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado o sistema ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.” 

(Extraído do Preâmbulo da Carta da Terra)

 

Conforme o seu conhecimento sobre o assunto assinale a opção correta.



O crescimento desenfreado tem de ser repensado, para que ocorram mudanças em nosso estilo de vida.


A gravidade do problema ecológico é levada a sério na prática dos Estados e da maior parte da sociedade.


Os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.


A sociedade demonstra uma preocupação com os problemas ecológicos quando reduz os empregos dos trabalhadores.


O crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.

Para Crestana et al. ( 1993), deve-se considerar que as matas ciliares são de extrema importância para os cursos d'água, devido:

 

I. Promoverem o repovoamento faunístico das matas artificiais e dos cursos d'água.

II. Protegerem os cursos d'água dos impactos decorrentes do transporte de defensivos.

III. Assegurarem a perenidade das fontes e nascentes.

IV. Reduzirem as perdas de solo decorrentes de processos erosivos.

V. Melhorarem a qualidade e aumentarem o volume de água para o consumo humano e uso agrícola.

 

Está correto o que se afirma em:


I, III, V. 


II, III, IV. 


I, IV


II, IV, V. 


I, II, III, IV, V. 

A Terra ultrapassou 7 bilhões de habitantes, três vezes mais que os pessimistas acreditam ser prudentes para evitar que os recursos naturais disponíveis entrem em colapso. Dentre esses recursos está a água, que nesse contexto sofre deterioração de suas reservas superficiais e subterrâneas. Com isso, ao mesmo tempo em que não se racionaliza, o crescimento populacional aumenta.

 Relacionada ao fragmento acima podemos afirmar que a afirmativa a seguir que a ele se associa e que se apresenta correta é:

 

 

 

 

 

 

 


Como a água ocupa 75% da superfície do planeta, torna-se desnecessária a discussão sobre seu desperdício.


Os fertilizantes e agrotóxicos não têm capacidade de modificar as características dos corpos de água.


A qualidade da água de um rio é afetada em grande parte pelo uso do solo e sua bacia hidrográfica.  


A água doce distribui-se desigualmente nos diversos continentes, sendo os sul-americanos os mais carentes.


As grandes cidades brasileiras, como São Paulo, enfrentam racionamento sazonal de água devido à poluição do recurso na cidade.

Analise atentamente as assertivas que segue, em seguida, marque a opção correta:

"Uma das principais reservas de petróleo e gás no Brasil é a Bacia de Campo, estendendo-se do norte do do Rio de Janeiro ao sul do Espírito Santo. A exploração se dá em águas profundas ( lâmina d'água superior a 800 metros)". 

Porque

"As condições ambientais da reserva determinaram o desenvolvimento da tecnologia especial para potencializar a produção desses campos petrolíferos". 




A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


A primeira assertiva é verdadeira e a segunda assertiva é falsa. 


As duas assertivas são falsas.


A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda justifica a primeira. 


As duas assertivas são verdadeiras, no entanto, a segunda não complementa a primeira.

Em relação ao estudos sobre educação e gestão ambiental percebemos que a degradação ambiental vem se intensificando e alterando o espaço geográfico. Sobre estas ações sofridas pela natureza, analise as afirmativas abaixo:

 

I- O desmatamento é suficiente para se analisar os impactos ambientais sobre determinada região, pois, para se analisar a degradação ambiental basta analisar um aspecto deste fenômeno;

II- A degradação ambiental é um processo e, sendo processo, inclui uma série de fatores interligados e combinados entre si;

III- A degradação ambiental é um processo e, enquanto processo, está em curso, ou seja, se intensifica cada vez mais, na medida em que evoluem a ciência e as técnicas voltadas para a exploração dos recursos naturais;

IV- As sociedades elaboraram sistemas de relacionamento entre os homens e a natureza. Não se conhece, entretanto, nenhuma organização social que tenha atribuído ao Homem um papel subalterno;

V- O fenômeno da degradação ambiental, cujo acirramento remonta à década de 1960, pode ser considerado um acontecimento ainda recente. 

 

Estão corretas as afirmativas


I, II, III e V. 


II, III, IV e V. 


I, III, IV e V. 


I e III. 


I e II. 

De acordo com os seus conhecimentos sobre as questões ambientais analise as afirmativas abaixo e coloque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

(   ) Pode-se afirmar que durante praticamente toda sua existência, o homem sempre degradou, em algum grau, a natureza.

(    ) A monocultura da cana-de-açúcar foi uma das grandes responsáveis pelo início do desmatamento no Brasil e inaugurou o grande ciclo de degradação ambiental no país.

(     ) O desenvolvimento de novas tecnologias não possui relação com a quantidade de energia consumida.

(   ) O termo “endêmica” refere-se às espécies animais e/ou vegetais que são encontradas em diversas regiões.

(   ) A floresta tropical possui mais de 15% de suas espécies vegetais e animais catalogadas e apenas cerca de 10% do princípio ativo de suas espécies vegetais são conhecidos pela comunidade científica.

( ) A biotecnologia aplicada à agricultura ou biotecnologia de alimentos busca sua matéria-prima no patrimônio genético da flora e da fauna.

(    ) O bioma Amazônia abrange os estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, totalizando 4.871.000 km2 e uma população em torno de vinte milhões de habitantes, sendo que apenas 25% desta população vivem nas cidades.

(    ) Nos últimos tempos, a floresta tropical tem sido atingida, frontalmente, pela prática dos desmatamentos, pelo tráfico da madeira, de plantas medicinais, da fauna, dos recursos minerais. 

A alternativa correta está contida em:



V, V, V, F, F, V, F, V.


V, V, F, F, F, V, F, V.


F, F, V, V, F, V, F, V.


V, V, F, F, F, V, V, V.


F, F, V, F, F, V, F, V.

Todos nós temos nos deparado com discussões sobre o aquecimento global. Esse assunto, da mesma forma, tem sido o tema central de reuniões científicas e diplomática em todo o mundo. Leia com atenção os itens abaixo relacionados com o tema e assinale a opção correta.

  I - Os créditos de carbono, também chamados de Redução Certificada de Emissões (RCE), são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissões de gases de Efeito Estufa (GEE). Uma tonelada de dióxido de carbono equivalente corresponde a um crédito de carbono.

 II - A COPs (Conferência das Partes) constitui o órgão supremo da Convenção do Clima.

 III - Representantes de povos da floresta começaram a participar das conferências de clima há alguns anos e conseguiram que suas ideias fossem incorporadas nas discussões.

 IV - O Protocolo de Kyoto é um acordo Internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. Foi finalizado apenas em 2010, no México, baseado em princípios estipulados na própria conferência.

 

Estão corretas as afirmativas:


Apenas IV.


Apenas I.


Apenas III.


I, II e III. 


Apenas II.

Nos polos estão gravadas as informações que permitem entender o passado e fazer uma aposta segura de como será o futuro da Terra. O Ártico e a Antártica são ao mesmo tempo o termômetro das atuais alterações ocorridas no clima e um arquivo minucioso da história da atmosfera nos últimos milhões de anos. O que se ouve nos polos agora e, infelizmente, um grito agônico: as mudanças que estão acontecendo por lá são mais rápidas e intensas do que as sentidas em qualquer outra parte do mundo. No Ártico, o ritmo da elevação da temperatura na atmosfera é o dobro da média global. A calota gelada do Oceano Ártico deve desaparecer totalmente durante o verão a partir de 2060. Na escala geológica, meio século é um piscar de olhos. As crianças de hoje serão testemunhas dessa mudança brutal e talvez não possam ver ursos polares fora de zoológicos...

                                                                                                                      (A fronteira final, Revista Veja, de 11.04.2007, página 80).

 

Em relação ao aquecimento global, assinale a alternativa correta:


A conservação da floresta amazônica e o aumento de parques nas cidades têm reduzido a temperatura do planeta. 


O aquecimento global está diretamente ligado aos vulcões, que ultimamente têm provocado erupções violentas, gerando elevação de temperatura do planeta.


Na verdade, o grande agente causador do efeito estufa que eleva a temperatura do planeta é o dióxido de carbono.


O aquecimento global é um fenômeno natural, portanto, não tem nada a ver com poluentes presentes no planeta.


O grande responsável pelo aquecimento global, que tanto se fala atualmente, está diretamente ligado ao ozônio.

Leia e analise, atentamente, as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta.

I – A degradação do Cerrado deve-se fundamentalmente à expansão da fronteira agrícola. Desta forma, o desenvolvimento da Indústria nada tem a ver com a degradação do cerrado.

II – O “efeito estufa” ocorre em decorrência do acúmulo de determinados gases na atmosfera da Terra. O gás carbônico (CO2), o vapor d’água, entre outros gases, formam uma espécie de capa na baixa atmosfera que funciona como uma estufa, pois, impede a saída da radiação solar que atingiu a superfície da Terra. 

III – A indústria da biopirataria é formada por uma rede nacional de traficantes, que roubam nossa madeira, nossas plantas medicinais e nossa fauna ao mesmo tempo em que se apropriam dos conhecimentos e saberes das comunidades dos povos da floresta. 


Somente a afirmação II está incorreta.


As afirmações I e III estão incorretas


As afirmações I e II estão corretas. 


Todas as afirmações estão corretas.


As afirmações I, II e III estão incorretas.

É a principal área sedimentar já explorada na costa brasileira. Ela se estende das imediações da cidade de Vitória (ES) até Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro, em uma área de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados.

Fonte: <http://www.petrobras.com.br >. Acesso em: 04 ago. 2016.

 

As informações acima correspondem a uma das principais reservas de petróleo e gás do Brasil denominada:


Bacia do Solimões. 


Bacia de Campos. 


Bacia do Espírito Santo.


Bacia de Santos.


Bacia do Tucano.

Páginas: 12345678910
11